Tutoriais

Edição em lote de registros MARC 21: adicionando, excluindo e copiando campos

Neste tutorial mostrarei como adicionar, excluir e copiar campos durante o processamento em lote de registros MARC 21 no software MarcEdit.

Para a edição em lote é necessário que você coloque em um mesmo arquivo todos os registros que deseja editar e que esse arquivo esteja no formato .mrk (Mnemonic MarcEditor File). Para saber como converter seu arquivo .mrc (registros no formato MARC 21) para o formato .mkr, consulte esse vídeo.

Após ter convertido seu arquivo, abra o MarcEdit. No MarcEdit, abra o MarcEditor (File > MarcEditor).

No menu Arquivo, escolha a opção Abrir (File > Open). Selecione o arquivo .mrk que contem os registros MARC 21 que deseja editar. Clique em Abrir.

Uma vez que o arquivo contendo os registros MARC 21 já está aberto, é possível iniciar o processamento em lote, ou seja, o processamento de vários registros ao mesmo tempo. O MarcEdit possibilita realizar diversas operações em lote: adicionar, excluir e copiar campos, editar os dados dos subcampos, indicadores, etc. Neste tutorial mostrarei apenas como adicionar, excluir e copiar campos.

Adicionar campos (Add field)

A opção Adicionar campo (Add Field) permite adicionar um campo contendo um determinado valor (indicadores e subcampos) a vários registros. Para utilizar essa opção clique no menu Ferramentas e escolha Adicionar/Remover campo (Tools > Add/Delete Field).

Na janela que será aberta, preencha o campo Campo (Field) com o código do campo que deseja adicionar. Preencha o campo Dados do campo (Field Data) com os dados que deseja inserir no campo.

Exemplo: Desejo acrescentar a todos os registros o campo 920. No subcampo $a do campo 920 desejo acrescentar meu nome. Nesse caso devo preencher os campos Field e Field Data como mostrados a baixo.

Observação: Os dados adicionados no campo Field Data devem seguir a sintaxe do software MarcEdit:

\\ Indica que o primeiro e o segundo indicadores serão deixados em branco. Caso queria definir valores para os indicadores basta substituir a primeira barra ( \ ) pelo valor do primeiro indicador e segunda pelo valor do segundo indicador.

$ Caractere que deve preceder o código do subcampo, por exemplo, $a, $b, $c, etc.

Após preencher os campos Field e Field Data clique no botão Adicionar campo (Add Field). O MarcEdit exibirá uma mensagem indicando quantos campos foram adicionados, clique em OK. Feche a janela do Utilitário para adicionar/excluir campo (Add/Delete Field Utility) e note que a todos os registros foi adicionado o campo contendo os dados desejados.

Excluir campos (Delete field)

Para excluir um determinado campo de todos os registros clique no menu Ferramentas e escolha Adicionar/Excluir campo (Tools > Add/Delete Field). Na janela que será aberta, preencha o campo Campo (Field) com o código do campo que deseja excluir e clique no botão Excluir campo (Delete Field).

Exemplo: Desejo excluir de todos os registros o campo 920. Para isso devo preencher o campo Field com 920 e clicar no botão Delete Field. Dessa forma, todos os campos 920 de todos os registros serão excluídos, não importando qual dado esteja registrado nos subcampos de tais campos.

No entanto, às vezes, desejamos excluir um campo apenas se tal campo possuir um determinado dado. Para isso, além do campo Field, é necessário preencher o campo Field Data, informando ao MarcEdit o “parâmetro” para que seja feita a exclusão.

Exemplo: Desejo remover os campos 347 que possuem os indicadores indefinidos (\\) e o subcampo $b com o valor PDF. Assim, preciso preencher o campo Field Data com \\$bPDF, como mostrado na imagem abaixo.

Após ter preenchido o campo Field Data, clique em Delete Field. O MarcEdit exibirá uma mensagem indicando quantos campos foram excluídos. Feche a janela Add/Delete Field Utility e note que somente os campos indicados foram excluídos.

Copiar dados de campos (Copy Field Data)

A opção de copiar os dados que estão registrados em um campo para outro campo pode, assim como vários recursos do MarcEdit, ser utilizada para diversas finalidades, por exemplo, quando desejamos “transformar” um campo em outro, como é o caso mostrado abaixo.

Para copiar os dados de um campo para outro clique no menu Ferramentas e escolha Copiar campo (Tools > Copy Field).

Na janela que será aberta, preencha o campo Campo de origem (Source Field) com o código do campo que terá seus dados copiados, e o campo Campo de destino (Destination Field) com código do campo que será criado para receber os dados do campo de origem. Opcionalmente, é possível optar por excluir o campo de origem após seus dados terem sido copiados, para isso, marque a opção Excluir campo de origem (Delete Source Field).

Exemplo: Desejo “transformar” o campo 084 no campo 093, ou seja, copiar os dados que estão registrados no campo 084 para um novo campo (093) e excluir o campo 084 após ter feito a cópia. Para isso, devo preencher os campos da janela Copiar dados de campo (Copy Field Data) da seguinte forma:

Após preencher os campos, clique no botão Copiar (Copy). O MarcEdit exibirá uma mensagem indicando o número de alterações feitas, clique em OK e note as alterações realizadas.

Informações adicionais

Na janela do Utilitário para adicionar/excluir campo (Add/Delete Field Utility) é possível escolher algumas opções para as operações de adição e exclusão de campos: Match case, Insert before, Insert last, Add field only if not present, Add Field if Present, Use Regular Expression, Remove Duplicate Data e Remove if field data does not match. Vale a pena dar uma olhada nessas opções, pois elas aumentam as possibilidades de utilização do Utilitário, permitindo que sejam realizadas operações mais complexas do que simplesmente adicionar e excluir campos.

Após ter feito as alterações necessárias nos registros MARC 21, clique no menu Arquivo e em Salvar (File > Save). Caso deseje utilizar os registros editados em um software que aceita registros MARC 21 (por exemplo, um sistema de gerenciamento de biblioteca: Koha, etc.), será necessário converter o arquivo .mrk para um arquivo .mrc, ou seja, fazer o inverso do que foi apresentado no início deste tutorial. Para saber mais sobre essa conversão, veja esse vídeo.

O MarcEdit é um software gratuito. Para saber mais sobre ele você pode consultar seu site oficial (people.oregonstate.edu/~reeset/marcedit/html/index.php). Mais tutoriais para a utilização do MarcEdit podem ser encontrados neste canal do YouTube. Veja também: Conversão de registros em MARC 21 para Dublin Core utilizando o MarcEdit 5.5.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

7 thoughts on “Edição em lote de registros MARC 21: adicionando, excluindo e copiando campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.