Artigos

Você segue o MARC 21?

Se você é bibliotecário provavelmente já ouvi dizer que é necessário “seguir” os padrões utilizados na catalogação, por exemplo, os formatos MARC 21.

Márcia Carvalho Rodrigues e Marcelo Votto Teixeira, no artigo “Aplicabilidade dos campos 490 e 800-830 do Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos“, buscam informar aos desavisados bibliotecários (principalmente aos catalogadores) a importância de conhecer, entender e participar do processo de desenvolvimento e atualização dos padrões da catalogação.

“A padronização dos registros bibliográficos na catalogação é um subsídio fornecido aos profissionais para que possam unificar informações e facilmente transportá-las pelas redes de computadores. É uma tarefa em constante aprimoramento e dela depende não apenas o conhecimento de números, símbolos e suas representações dentro de um contexto sistematizado, mas o acompanhamento das mudanças tecnológicas e as consequentes adequações desses padrões a novos recursos informacionais.” (p. 47)

Em suas considerações finais, os autores deixam bem claro a realidade de boa parte da catalogação brasileira: ela apenas “segue” o MARC 21.

“No Brasil, o formato MARC é visto como um qualificador de bibliotecas e é comum ver em apresentações institucionais as expressões “Trabalhamos com o formato MARC” ou “Nossa catalogação segue o padrão MARC”. Mas é esse o principal questionamento que levantamos sobre a catalogação brasileira: ela apenas “segue o padrão MARC” (entenda aqui a expressão “seguir” como “estar sempre atrás”), já que as bibliotecas brasileiras nunca acompanham efetivamente o que está sendo decidido acerca desse conglomerado de campos, subcampos e indicadores que constituem o MARC 21.” (p. 59-60)

O artigo está disponível na íntegra em revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/viewArticle/1793.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

One thought on “Você segue o MARC 21?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.