RDA em 10 posts

RDA em 10 posts: #4 Considere o conteúdo do livro

RDA em 10 posts: #4 Considere o conteúdo do livro

Registre os dados que ajudam as pessoas a identificar o conteúdo do livro. Registre o título preferido (antes chamado de “título uniforme”), a forma da obra, a data da obra, o lugar de origem (veja o capítulo 16, Identificação de lugares), a história da obra, o tipo de conteúdo, o idioma da expressão, etc.

Finalize com a construção do ponto de acesso autorizado para a obra e com outros elementos de identificação que devem ser registrados nos campos novos ou nos já existentes nos Formatos MARC 21 para Dados Bibliográficos e de Autoridade. Quando necessário, construa os pontos de acesso variantes e registre os pontos de acesso de obras relacionadas, por exemplo, séries.

Para isso utilize os capítulos 5, Diretrizes gerais para o registro dos atributos de obras e expressões, e 6, Identificação de obras e expressões, que integram a seção 2, Registro dos atributos de obra e expressão.

Os dados registrados nessa seção representam as entidades mais abstratas do FRBR (obra e expressão), portanto, em muitos casos, esses dados não estarão presentes no item (entidade mais concreta), o que faz com que seja necessário consultar fontes de informação externas ao recursos, tais como enciclopédias.

Alguns desses elementos, principalmente aqueles relacionados à obra, são requeridos somente se necessários para a identificação da obra e da expressão e/ou para distinguir a obra e a expressão de outras entidades com o mesmo título ou com títulos semelhantes.

Nota: O ponto de acesso autorizado para uma obra é frequentemente composto de: ponto de acesso autorizado para a pessoa + título preferido. A construção do ponto de acesso para pessoas é abordada no capítulo 9, Identificação de pessoas.

Nos casos em que é necessário distinguir obras e expressões de outras entidades, os elementos “adicionais”, anteriormente mencionados, podem ser incluídos no ponto de acesso autorizado.

Como mencionei no post #2 Examine o livro novamente, para o registro do Tipo de conteúdo (RDA 6.9) há uma lista de termos pré-estabelecidos pelo RDA, tais como texto, texto táctil, imagem cartográfica, programa de computador, sons, imagem estática, música notada e música executada. Vale lembrar que é permitida a utilização de mais de um termo.

Referências

Brenndorfer, Thomas. RDA in 10 easy steps (for cataloguing a book). [S.l.]: RDACAKE, 2011.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.