Eventos

A RDA como novo código de catalogação

Biblioteca da UCS passa a utilizar os campos do RDA para MARC Autoridades

Na próxima quarta-feira, 12 de junho de 2013, acontecerá na Escola de Ciência da Informação da UFMG a palestra “A RDA como novo código de catalogação”, ministrada pelo bibliotecário Marcelo Votto Teixeira, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS.

Marcelo Votto Teixeira tem acompanhado o desenvolvimento do RDA e trabalha na implantação do RDA na UCS. Maiores informações sobre a utilização do RDA na UCS podem ser obtidas no blog Processo Técnico BICE/UCS.

A palestra será transmita online ao vivo a partir das 19 horas na página aovivo.eci.ufmg.br e abordará os seguintes tópicos:

Histórico do desenvolvimento da RDA a sua aplicação prática. Discussão das principais diferenças na catalogação entre a AACR2 e a RDA. Como o bibliotecário poderá utilizar a RDA em seu cotidiano e o impacto do novo código nos catálogos automatizados. Os modelos conceituais (FRBR-FRAD) que serviram como modelo para o desenvolvimento da RDA, e os registros bibliográficos e registros de autoridades – Formatos MARC Bibliográfico e MARC Autoridades. Por fim, a apresentação sobre o uso da RDA no catálogo de autoridades da Universidade de Caxias do Sul.

Fontes: Lista de discussão do GEPCATCRB-6 e Processo Técnico BICE/UCS.

Atualização! O vídeo da palestra está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VYzAeNozuKs

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

One thought on “A RDA como novo código de catalogação

  • Elania

    Gostaria de saber se qualquer sistema de gerenciamento de biblioteca permite utilizar todos os recursos da RDA ou se é necessário fazer adaptações. Se tem sistemas internacionais que são totalmente voltados para a utilização da RDA. Quais são. ..etc

    Obrigada,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.