A RDA como novo código de catalogação

Biblioteca da UCS passa a utilizar os campos do RDA para MARC Autoridades

Na próxima quarta-feira, 12 de junho de 2013, acontecerá na Escola de Ciência da Informação da UFMG a palestra “A RDA como novo código de catalogação”, ministrada pelo bibliotecário Marcelo Votto Teixeira, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS.

Marcelo Votto Teixeira tem acompanhado o desenvolvimento do RDA e trabalha na implantação do RDA na UCS. Maiores informações sobre a utilização do RDA na UCS podem ser obtidas no blog Processo Técnico BICE/UCS.

A palestra será transmita online ao vivo a partir das 19 horas na página aovivo.eci.ufmg.br e abordará os seguintes tópicos:

Histórico do desenvolvimento da RDA a sua aplicação prática. Discussão das principais diferenças na catalogação entre a AACR2 e a RDA. Como o bibliotecário poderá utilizar a RDA em seu cotidiano e o impacto do novo código nos catálogos automatizados. Os modelos conceituais (FRBR-FRAD) que serviram como modelo para o desenvolvimento da RDA, e os registros bibliográficos e registros de autoridades – Formatos MARC Bibliográfico e MARC Autoridades. Por fim, a apresentação sobre o uso da RDA no catálogo de autoridades da Universidade de Caxias do Sul.

Fontes: Lista de discussão do GEPCATCRB-6 e Processo Técnico BICE/UCS.

Atualização! O vídeo da palestra está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VYzAeNozuKs

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

Um pensamento em “A RDA como novo código de catalogação”

  1. Gostaria de saber se qualquer sistema de gerenciamento de biblioteca permite utilizar todos os recursos da RDA ou se é necessário fazer adaptações. Se tem sistemas internacionais que são totalmente voltados para a utilização da RDA. Quais são. ..etc

    Obrigada,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *