Eventos

Catalogação no CBBD 2013

De 7 a 10 de julho de 2013 aconteceu em Florianópolis – SC, o XXV CBBD. Seguem neste post algumas impressões minhas a respeito das apresentações e das discussões sobre catalogação que presenciei/participei.

Reunião do GEPCAT

A reunião do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GEPCAT) ocorreu na tarde da segunda-feira, 08/07, e contou com uma apresentação do GEPCAT, realizada pela Zaira Regina Zafalon e com sete apresentações.

A primeira apresentação, “RDF como modelo de descrição no contexto biblioteconômico”, foi realizada por Maria Elisabete Catarino. Entendo que essa introdução sobre o Resource Description Framework (tema quase nunca explorado nos eventos brasileiros de catalogação) foi algo marcante dessa reunião. A exposição gerou a percepção de que faltava conhecimento aos ouvintes.

Infelizmente, muitos participantes parecem não ter entendido o propósito do RDF e, por isso, não perceberam a relação dele com a catalogação. Entre os fatores que não contribuíram para esse entendimento está o desconhecimento de alguns conceitos e tecnologias que antecederam o RDF e/ou que são utilizados com ele: a boa e velha XML, o conceito e a aplicabilidade dos namespaces e, ainda mais importante, o conceito de vocabulário.

Felizmente, a percepção de que lhes faltava conhecimento, incentivou alguns participantes em seus estudos. Assim, me agrada o pensamento de que essa foi a primeira de muitas outras apresentações/discussões nacionais sobre o RDF e a catalogação.

Por mais que seja difícil prever uma tendência de pesquisa sem ter em mãos quaisquer dados bibliométricos/cientométricos, estimo que daqui a dois anos as discussões nacionais sobre RDF e sobre os conceitos a ele relacionados serão muito mais fraquentes em nossos eventos de catalogação. Faço essa estimativa principalmente considerando os projetos de Linked Data e as iniciativas como a do BIBFRAME. Esses são desenvolvimentos internacionais da área e, por não estarmos acompanhando/participando, estamos sendo deixados de lado e, em algum momento, seremos engolidos ou sufocados por eles.

A segunda apresentação, “Reutilização de dados catalográficos: um olhar sobre o uso estratégico das tecnologias de informática na catalogação descritiva“, foi realizada por mim. Tentei traçar uma sistematização sobre a conversão/reutilização de dados no contexto da catalogação. Retomei algumas práticas de catalogação e como as tecnologias foram e têm sido utilizadas para favorecer a reutilização dos dados catalográficos.

Também falei sobre como a reutilização de dados está sendo pensada levando em consideração a integração e a ligação dos dados no contexto dos desenvolvimentos da Web Semântica. Não sei se fui compreendido. Talvez não. Mas não há problema. Não é a primeira vez e nem será a última =) Seguem meus slides:

A terceira apresentação, “FRAD: contexto e conceitos“, foi realizada por Denise Mancera Salgado, que trouxe uma explanação breve, bastante clara e objetiva sobre o modelo conceitual FRAD.

FRAD: contexto e conceitos - Denise Mancera Salgado
FRAD: contexto e conceitos – Denise Mancera Salgado
FRAD: contexto e conceitos - Denise Mancera Salgado
FRAD: contexto e conceitos – Denise Mancera Salgado

A quarta apresentação, “RDA e ISBD Consolidada“, trouxe algumas reflexões do Fernando Modesto sobre o papel da ISBD na história da catalogação, as novidades da edição consolidada (principalmente a Área 0) e alguns questionamentos sobre a relação ISBD-RDA.

RDA e ISBD Consolidada - Fernando Modesto
RDA e ISBD Consolidada – Fernando Modesto

Ana Maria Pereira, na quinta apresentação, abordou o “Ensino da Catalogação com o RDA e suas inovações na área de Biblioteconomia“, destacando alguns dos problemas atuais na educação do catalogador: carga horária, grade dos cursos e avanços tecnológicos.

Ensino da Catalogação com o RDA e suas inovações na área de Biblioteconomia - Ana Maria Pereira
Ensino da Catalogação com o RDA e suas inovações na área de Biblioteconomia – Ana Maria Pereira

Penso que essa apresentação (e outras realizadas no I ENACAT) deixou bem claro que devemos discutir o ensino de catalogação para traçarmos ações que efetivamente possam nos ajudar a amenizar os problemas enfrentados por todos os professores de catalogação.

Ensino da Catalogação com o RDA e suas inovações na área de Biblioteconomia - Ana Maria Pereira
Ensino da Catalogação com o RDA e suas inovações na área de Biblioteconomia – Ana Maria Pereira

A sexta apresentação, “O uso do RDA no catálogo de autoridades da UCS“, foi realizada por Marcelo Votto Teixeira, que sintetizou o processo de implantação do RDA na Universidade de Caxias do Sul. Marcelo destacou que tal implementação é parcial, envolvendo apenas a utilização de alguns dos campos do Formato MARC 21 para Dados de Autoridade criados para suportar a utilização do RDA.

O uso do RDA no catálogo de autoridades da UCS - Marcelo Votto Teixeira
O uso do RDA no catálogo de autoridades da UCS – Marcelo Votto Teixeira

Em uma apresentação anterior, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais, Marcelo descreveu mais detalhadamente o que ele está realizando na UCS em relação ao RDA.

Os exemplos de registros de autoridade trazidos pelo Marcelo suscitaram discussões acaloradas durante boa parte da reunião.

O uso do RDA no catálogo de autoridades da UCS - Marcelo Votto Teixeira
O uso do RDA no catálogo de autoridades da UCS – Marcelo Votto Teixeira

Por fim, Liliana Giusti Serra falou sobre “Catalogação e RDA: questões observadas no congresso da American Library Association“. Essa apresentação finalizou muito bem a reunião do GEPCAT trazendo de forma clara informações sobre como o RDA está sendo pensando, discutido e utilizado nos Estados Unidos.

Catalogação e RDA: questões observadas no congresso da American Library Association - Liliana Giusti Serra
Catalogação e RDA: questões observadas no congresso da American Library Association – Liliana Giusti Serra
Catalogação e RDA: questões observadas no congresso da American Library Association - Liliana Giusti Serra
Catalogação e RDA: questões observadas no congresso da American Library Association – Liliana Giusti Serra

Apenas um problema: a reunião ocorreu em uma sala minúscula (cerca de 30 lugares). Em alguns momentos, acompanhar as discussões tornou-se quase impossível para algumas pessoas em razão da falta de espaço.

O objetivo das apresentações – levantar discussões – certamente foi alcançado. A reunião iniciou por volta das 14h e terminou depois das 18:30h. Manter os participantes naquela pequena sala por tanto tempo e discutindo intensamente é a prova de que espaços para a discussão da catalogação são cada vez mais necessários.

Trabalhos apresentados

Presenciei e participei de algumas apresentações de trabalhos que, de alguma forma, envolviam catalogação. Minhas impressões sobre essas apresentações podem ser resumidas nos seguintes comentários.

Está cada vez mais evidente a necessidade de conhecermos padrões de metadados como o Dublin Core. Esse conhecimento deve ser comunicado ainda nos cursos de graduação. Para isso, penso que a atuação conjunta dos docentes das disciplinas de catalogação e das disciplinas “tecnológicas” (introdução à Ciência da Computação, automação, repositórios, bibliotecas digitais, sistemas de gerenciamento, etc.) é primordial.

A abordagem sobre o Dublin Core em qualquer dessas disciplinas deve ser complementada com aspectos trazidos das outras disciplinas. Por exemplo, ao abordar o Dublin Core em uma disciplina sobre repositórios, é necessário deixar claro que:

  • O Dublin Core, no contexto dos repositórios, desempenha o papel que o MARC 21 desempenha no contexto das bibliotecas;
  • O Dublin Core e o MARC 21 fazem quase que a mesma coisa, mas com propósitos um pouco diferentes;
  • A conversão de Dublin Core para MARC 21 e vice-versa é possível sem a necessidade de retrabalho;
  • Existem ferramentas que permitem trabalhar com Dublin Core e com MARC 21, possibilitando que os sistemas que utilizam esses distintos padrões possam “conversar” entre si.
Descrição dos boletins utilizando o padrão de metadados Dublin Core (DC)
Descrição dos boletins da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e Faculdade de Filosofia (FFCL) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) utilizando o padrão de metadados Dublin Core (DC) – Brianda de Oliveira Ordonho Sígolo, Eliana Mara Martins Ramalho
Adequação do Dublin Core ao AACR2
Adequação do Dublin Core ao AACR2: o caso da Biblioteca Digital da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – Paulo de Castro Gonçalves, Cristina Machado Leão, Márcia Milton Vianna

Uma percepção geral sobre os trabalhos e sobre a reunião do GEPCAT: muito do conhecimento de que precisamos está lá fora: fora da Biblioteconomia/Ciência da Informação, fora de nossas instituições, fora de nossos tradicionais espaços de atuação, fora de nossa zona de conforto e, por favor, fora dos 7,5 x 12,5 cm.

Penso que buscar novos olhares e novas abordagens nunca foi tão importante quanto agora, assim como a catalogação nunca foi tão importante quanto poderá ser se os profissionais/pesquisadores que sobre ela se debruçam se debruçarem também sobre outras fontes.

Obrigado aos organizadores do evento e a todos que possibilitaram a reunião do GEPCAT. Sem dúvida esse espaço de discussão fez toda a diferença!

Foi muito bom rever os colegas, fazer novos e conhecer tantos outros pessoalmente. Abraços e nos vemos no próximo evento!

Fabrício

Atualização: Os anais do XXV CBBD estão disponíveis em portal.febab.org.br/anais.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

14 thoughts on “Catalogação no CBBD 2013

  • Larissa Cavalcanti

    Oi Fabrício,

    Gostaria de saber se os slides sobre a apresentação do Fernando Modesto (RDA X ISBD) estão disponíveis em algum lugar, estou fazendo minha monografia aqui na UnB sobre o RDA e penso que esse material seria interessante.

    Obrigada!!

    Resposta
  • Iza Antunes Araujo

    Fabricio, muito obrigada pelas informações sobre RDA/Catalogação no XXV CBBD. Muito úteis. Infelizmente, não pude comparecer nessa sessão. Um grande abraço!

    Resposta
    • Fabrício Assumpção

      Olá Iza,

      Obrigado pela visita ao blog. Fico feliz que as informações tenham sido úteis. Estamos tentando “aquecer a catalogação”, espero que em breve tenhamos mais espaços/ocasiões como essa reunião!

      Abraços!

      Resposta
  • Raquel Machado

    Olá Fabrício, muito bom seu relato. Infelizmente não pude estar presente mas a vontade era grande. Acredito que deverá haver mais discussões sobre catalogação neste momento de mudanças/incertezas. Particularmente, procuro conhecer mais a cada dia. Sou mestranda na UDESC, minha orientadora é a profa. Ana Maria e estou buscando conhecer os temas que tem circundado a RDA, como metadados, web semântica, ontologias e outros mais. Percebo que há muito caminho pela frente ainda no meu singelo conhecimento rsrsrs. abraço! Raquel

    Resposta
    • Fabrício Assumpção

      Olá Raquel,
      Que bom que gostou do relato! Certamente teremos mais discussões! Não podemos parar nesse momento tão importante. É muito bom saber que há pessoas dispostas a estudar a relação da catalogação com a Web Semântica e as ontologias! Bons estudos!
      Abraços para você e para a Prof.ª Ana Maria!

      Resposta
  • Marcos Barros

    Oi Fabrício,

    Gostaria de saber se os slides sobre a apresentação da Maria Elisabete Catarino (RDF como modelo de descrição no contexto biblioteconômico) estão disponíveis em algum lugar, estou fazendo minha monografia aqui na UFS sobre a RDF e esse material seria de grande impotância.

    Obrigado!!
    – See more at: http://fabricioassumpcao.com/2013/07/catalogacao-no-cbbd-2013.html#comments

    Resposta
    • Fabrício Assumpção

      Obrigado Zaira!
      Vou compartilhar =)

      Abraços,

      Resposta
  • Tatiane Aparecida Batista Teixeira

    oi Fabricio, voce era magro e alto??? já morou em Sobradinho DF? HUM… me desculpe eu sou surda, mora Formosa GO. rs rs rs… favor gentileza me responde..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.