Teses e dissertações

Conversão de registros em XML para MARC 21

Conversão de registros em XML para MARC 21: um modelo baseado em folhas de estilo XSLT

É com grande alegria que compartilho com vocês minha dissertação: Conversão de registros em XML para MARC 21: um modelo baseado em folhas de estilo XSLT, defendida recentemente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP.

Apesar dos Formatos MARC 21 desempenharem um importante papel no cenário internacional da catalogação, existem sistemas de gerenciamento de bibliotecas que não possibilitam a exportação dos registros de acordo com esses formatos – o que pode limitar a participação das bibliotecas usuárias desses sistemas em programas de catalogação cooperativa e causar conflitos durante a migração dos dados.

Pensando nessa situação, o objetivo da pesquisa que desenvolvi durante meu mestrado foi o de elaborar um modelo para a conversão de registros que pudesse auxiliar as instituições que desejam converter seus registros para algum dos Formatos MARC 21 (principalmente o bibliográfico e o de autoridade).

O modelo elaborado, a revisão de literatura que serviu de base para sua elaboração, bem como sua aplicação na conversão dos registros bibliográficos do Personal Home Library (PHL) para o Formato MARC 21 para Dados Bibliográficos, estão descritos na versão final da dissertação, disponível aqui.

Aproveito para agradecer aos membros da banca, os professores doutores Zaira Zafalon, Silvana Vidotti, Ricardo Santana e Maria Elisabete Catarino por suas contribuições, e a Prof.ª Plácida Santos, por sua orientação durante todos esses anos.

Fabrício Assumpção e Plácida Santos, 20/09/2013

O texto completo da dissertação está disponível em: marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/
Dissertacoes/assumpcao_fs_me_mar.pdf
.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.