Primeira turma do curso Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências

Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências

Passei os últimos quatro meses ministrando o curso online Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências em parceria com a Content Mind – empresa voltada à educação continuada para profissionais da informação. Foi com grande contentamento que, entre o final de dezembro de 2013 e o início de janeiro de 2014, tivemos a primeira turma concluindo o curso.

Foram 50 alunos (alguns iniciaram em 2 de setembro, outros posteriormente) que se desdobraram (com muito êxito!) durante os 120 dias do curso. Entre os conteúdos abordados, tivemos: AACR2r, MARC 21 Bibliográfico, controle de autoridade, MARC 21 de autoridade, MarcEdit, XML, padrões de metadados, MARCXML, Dublin Core, MADS, FRBR, FRAD e RDA.

A pequena, porém intensa, experiência com a educação continuada e à distância na Catalogação (área extremamente desafiadora até mesmo no ensino presencial) certamente está fazendo toda a diferença em minha formação enquanto professor, aluno, pesquisador e bibliotecário.

Gostaria de agradecer aos alunos mais uma vez por proporcionarem essa experiência, pela oportunidade de tê-los em nosso curso e pelos feedbacks tão positivos que temos recebido na página de depoimentos sobre o curso.

E o futuro?

Apesar da finalização desses 50 alunos, o curso não pára! Atualmente contamos com outros alunos realizando o curso e nossas matrículas estão sempre abertas, podendo novos alunos iniciarem a qualquer instante.

Para 2014, já estou aperfeiçoando o curso e planejando outras formas de organizar e de oferecer esses conteúdos da Catalogação tão importantes para a atualização profissional.

Assim que os novos passos forem traçados, informarei aqui no blog (:

Aos interessados, informações sobre a ementa, o conteúdo e a inscrição no curso estão disponíveis em contentmind.com.br/cursos/catalogacao-conceitos-praticas-atualidades-e-tendencias.

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

1 pensamento em “Primeira turma do curso Catalogação: conceitos, práticas, atualidades e tendências”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *