Artigos

RDA para descrição de dados de autoridade de artistas da música

A InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação (v. 14, n. 2, 2023) publicou o artigo “Resource Description and Access para descrição de dados de autoridade: contexto para os artistas da música“, de autoria de Ana Carolina Simionato Arakaki e Amanda Azevedo dos Santos Machado.

Introdução: Diante da propagação de recursos informacionais do universo musical na World Wide Web, é importante que esses recursos estejam devidamente representados para que o usuário encontre o que deseja. Nesse sentido, a descrição dos dados de autoridade de artistas da música é essencial, visto que pode auxiliar na recuperação de recursos informacionais relacionados a esses artistas. Objetivos: Analisar o uso do Resource Description and Access (RDA), sua publicação Oficial, na descrição de dados de autoridade para artistas da música com o intuito de auxiliar e aprofundar a pesquisa sobre a descrição de dados oriundos de catálogos e do conteúdo da catalogação. Metodologia: Por meio de uma revisão narrativa, os resultados apresentam o detalhamento do RDA para autoridade e seus elementos para música. Resultados: Os dados de autoridade dos artistas da música no RDA Oficial são identificados pelas seguintes entidades: agente, pessoa, agente coletivo, entidade coletiva e família. São analisados registros de autoridade em MARC21, bem como o seu uso com o RDA Oficial, a partir do RDA Registry. Conclusão: O controle de autoridade promove a integração e integridade dos dados e gerar economia na criação de dados de autoridade e seu reuso por diversas instituições. A criação de dados bibliográficos e de autoridade está evoluindo para uma cooperação mais aberta que busca sustentabilidade a partir do uso, reuso e compartilhamento de dados. Considera-se que é importante identificar características associadas ao artista da música, como locais e datas, nomes e nomes fictícios, desempenho e extensão vocal.

O artigo está disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v14i2p175-196

Outras informações sobre esta pesquisa podem ser encontradas na dissertação da Amanda Azevedo dos Santos Machado: Dados de autoridade de artistas da música: estudo do Virtual International Authority File (VIAF) e das diretrizes Resource Description and Access (RDA).

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.