Remissiva #7: revisando o passado e traçando os próximos passos
O que acham de revisarmos o pouco nosso passado recente e traçarmos alguns planos para nosso futuro? Confira nesta edição da Remissiva: ética e tendências na catalogação, preparação para o uso do RDA, curso online de controle de autoridade e nova declaração da IFLA.
RDA na Universidade Federal de Uberlândia

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está se preparando para a implantação do RDA. As informações e ações sobre a preparação foram noticiadas no site do Sistema em 14 de julho. A notícia indica também os próximos passos da instituição: “Como continuidade da ação formativa, será constituído um grupo de estudos permanente com o objetivo de aprofundar os aspectos técnicos do RDA, apoiado por novos cursos a serem adquiridos institucionalmente. Paralelamente, serão elaboradas diretrizes locais de catalogação e iniciados projetos-piloto com registros em áreas como Filosofia e Literatura, em razão da diversidade de manifestações e das relações bibliográficas complexas que essas áreas apresentam.”
Leia a notícia completa “Biblioteca da UFU inicia preparativos para implantação do RDA“.
A dimensão ética da catalogação
Está disponível online a dissertação “A dimensão ética da catalogação” defendida por Cleide Oliveira da Silva, sob orientação da Profa. Zaira Regina Zafalon, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar. Como indicado no resumo, “A descrição bibliográfica permite acessar e recuperar informações sobre os acervos de forma eficiente e com foco nas necessidades dos usuários. Entretanto, esse processo não é isento de implicações éticas, as quais podem impactar a forma como as informações são acessadas e interpretadas. Diante disso, esta pesquisa analisou como os Princípios Internacionais de Catalogação (PIC) refletem esses valores éticos. Por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e uso de pesquisa bibliográfica e documental, além do método de revisão narrativa, foram examinados os valores éticos presentes nos PIC.”
Acesse o texto completo da dissertação “A dimensão ética da catalogação“.
Tendências emergentes no campo da catalogação: um olhar sobre a produção científica nacional
O artigo “Tendências emergentes no campo da catalogação: um olhar sobre a produção científica nacional“ de autoria de Raimunda Fernanda Santos, foi publicado na RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação (v. 23, 2025). O trabalho analisa a produção científica nacional sobre a catalogação nos últimos cinco anos (2020-2024) a partir da BRAPCI. São 117 artigos distribuídos em cinco diferentes enfoques temáticos: ensino da catalogação; catalogação de diferentes recursos informacionais (textos, imagens, áudios, vídeos); novas tendências em catalogação a partir do contexto da web semântica e do linked data; aspectos históricos e conceituais acerca da catalogação; formatos e padrões para as práticas de catalogação.
Confira os resultados no texto completo do artigo “Tendências emergentes no campo da catalogação: um olhar sobre a produção científica nacional“.
Nova Declaração Profissional da IFLA sobre Controle Bibliográfico Universal
Foi publicada a nova “Declaração Profissional da IFLA sobre Controle Bibliográfico Universal (CBU)“, que atualiza e substitui a versão de 2012. A Declaração reafirma a importância contínua do controle bibliográfico universal como um princípio fundamental no ecossistema de bibliotecas e serviços de informação, apoiando o acesso a informações confiáveis para todos. Agradeço à Isabel Ayres Maranguelli, que divulgou a notícia na lista do Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação (GECAT).
Acesse a “Statement on Universal Bibliographic Control” no Repositório da IFLA.
Curso “Controle de autoridades: MARC21, RDA, AACR2”

Estão abertas as inscrições para o curso online “Controle de autoridades: MARC21, RDA, AACR2“, ministrado pela Denise Mancera Salgado na Escola FEBAB. O curso, com carga horário de 40h, ocorrerá de 13/08 a 26/09 e visa a capacitar bibliotecários catalogadores a compreender e aplicar os princípios e práticas do controle de autoridades na catalogação de materiais bibliográficos.
Mais informações e inscrições: Controle de autoridades: MARC21, RDA, AACR2 e @febab.federacao
E por falar em curso, aproveito para agradecer a participação das pessoas no curso online AACR2r e MARC 21, que tivemos de 30/06 a 23/07, também pela Escola FEBAB. Foi ótimo estar com vocês!


Abraços!