Apresentação sobre RDA na Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palestra sobre RDA na Universidade Federal do Ceará (UFC)

No último dia 23 de outubro tive a oportunidade de conversar sobre o RDA com o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A palestra foi realizada como parte do IX Seminário do Sistema de Bibliotecas da UFC.

Durante o evento, conheci o pessoal da UFC e alguns dos projetos e serviços oferecidos no Sistema de bibliotecas, tais como a BU em Libras e o sistema de elaboração de fichas catalográficas para TCCs, dissertações e teses.

Além desses serviços, achei muito interessante a digitalização e a disponibilização online de materiais do acervo para os usuários com deficiência. Os materiais utilizados nas disciplinas dos cursos são digitalizados e inseridos no catálogo, onde ficam disponíveis, mediante login, apenas para os usuários com deficiência que estão cadastrados. Isso faz com que a lei não seja violada e garante aos usuários com deficiência um acesso mais fácil à informação, já que eles podem acessar de suas casas, sem a necessidade de se deslocarem até a Universidade.

Algumas das ações futuras do Sistema que achei bastante interessantes são as capacitações aos usuários, que serão oferecidas também na modalidade EaD, e a entrega apenas da cópia digital das dissertações e teses – ação muito importante levando-se em conta o crescimento dos programas de pós-graduação e as limitações de espaço que praticamente toda bibioteca enfrenta.

Meu “muito obrigado” ao pessoal da UFC! Vou um prazer estar com vocês!

Palestra sobre RDA na Universidade Federal do Ceará (UFC)

 Atualização (02/11/2014)

Como eu havia mencionado durante a apresentação, segue o vídeo explicando as principais funcionalidades do RDA Toolkit:

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

8 pensamentos em “Apresentação sobre RDA na Universidade Federal do Ceará (UFC)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *