ApresentaçõesEventosVídeos

Minicurso Introdução ao FRBR e ao RDA (SNBU 2014)

XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU 2014)

Acabo de retornar do XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que ocorreu de 16 a 21 de novembro em Belo Horizonte.

Na tarde do dia 16 realizei o minicurso “Introdução ao FRBR e ao RDA” com a participação de cerca de 40 pessoas de várias instituições: UFMG, ITA, UFBA, IFMT, UNIFOR-MG, IFS, UFF, Ministério da Saúde, UNIFAP, UFAL, FIP/MAGSUL, etc.

Link para download dos slides: http://docs.fabricioassumpcao.com/2014-assumpcao-minicurso-rda-frbr-snbu.pptx

Durante o minicurso, falamos brevemente sobre o RDA Toolkit. Não cheguei a demonstrar suas funcionalidades pois tínhamos pouco tempo e, como eu já havia realizado uma demonstração do RDA Toolkit em vídeo, decidi apenas compartilhar o vídeo com os participantes:

Uma das coisas que também comentamos foi o fato do RDA “dar mais atenção” aos registros de autoridade (se comparado ao AACR2r). Sobre essa questão, recomendei a leitura do artigo “A utilização do Resource Description and Access (RDA) na criação de registros de autoridade para pessoas, famílias e entidades coletivas“, de autoria minha e da Prof. Plácida Santos.

Lembro também que esse e outros textos sobre o RDA publicados no Brasil, inclusive o trabalho “Recurso, descrição e acesso – RDA: breve descrição” apresentado no SNBU 2014, estão disponíveis na Bibliografia RDA.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

One thought on “Minicurso Introdução ao FRBR e ao RDA (SNBU 2014)

  • ITAJACI MEIRI MARQUES MACHADO

    Fabrício,

    Necessito falar com vc com urgência. Qual teu telefone para contato?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.