Tutoriais

Ensinando e aprendendo o Formato MARC 21 com o Quizlet

Quizlet

Recentemente descobri o site Quizlet. Nele é possível criar quizzes sobre qualquer assunto: idiomas, matemática, história, etc. e por que não sobre catalogação?

Fiz uma busca pelos quizzes disponíveis e encontrei alguns em língua inglesa sobre catalogação. Resolvi então testar os recursos oferecidos pelo Quizlet montando um pequeno quiz em português sobre catalogação, mais especificamente e inicialmente sobre os campos mais utilizados do Formato MARC 21.

Vocês podem conferir o quiz em: quizlet.com/16970589/catalogacao-formato-marc-21-principais-campos-flash-cards

Um quiz (ou conjunto) é composto de uma série de termos e suas definições. Uma vez que o objetivo do quiz sobre o MARC 21 é auxiliar na memorização da etiqueta (tag) de cada campo, utilizei como termos as etiquetas e como definições os nomes dos campos.

Com base na lista de termos e definições, o Quizlet oferece diversos recursos: Aprender, Teste, Espalhar e Corrida no espaço.

Indiquei esse quiz a alguns alunos e eles ficaram bastante entusiasmados! Principalmente com o jogo Corrida no espaço. Talvez essa ferramenta seja interessante tanto para os cursos à distância quanto como um auxílio às atividades desenvolvidas em sala de aula.

Atualização (julho de 2016)

Criei também outros quizzes, disponíveis na página: quizlet.com/fsassumpcao.

 

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.