Newsletter

Remissiva #2: Por dentro das modernidades

A Remissiva #2 está entregue! Disponível em sua caixa de e-mail e no site, driblando os algoritmos de distribuição de conteúdo das redes sociais, pronta para receber sua atenção quando (e se) você quiser!

MARC “Moderno”

No último BIBFRAME Update Forum, de 27/01/2025, Jodi Williamschen, em sua apresentação “Modern MARC“, informou sobre algumas práticas de uso do MARC 21 que podemos notar nos registros da LC desde setembro de 2024: alinhamento com o RDA, mais URIs, menos duplicação de dados e menos dados codificados (em códigos MARC). Esta e outras apresentações, inclusive em vídeo, estão disponíveis na página do Forum.

MARC 21 para Dados de Classificação

Você já se perguntou se seria possível incluir todo o sistema de classificação em seu sistema de gerenciamento de biblioteca? Tabelas principais e auxiliares, notas de aplicação, decisões locais, descritores associados às notações, etc. tudo isso integrado aos registros bibliográficos e de autoridade? Esta é proposta do Formato MARC 21 para Dados de Classificação, disponível pela primeira vez em português (tradução de Chayane Bressler Ávila Tavares e Marcelo Votto Texeira). Acesse e conheça!

National Bibliographies e Share-VDE

Mas não só de MARC está vivendo a catalogação, felizmente! Um exemplo é o site National Bibliographies: uma plataforma de “descoberta de entidades” criada para agregar dados de bibliografias nacionais e publicá-los como Linked Data. As entidades em questão são publicações (“instâncias”, se falarmos em termos de BIBFRAME), obras e agentes (pessoas e organizações) e suas propriedades/atributos estão modeladas a partir do BIBFRAME. A página da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” é bom ponto de partida para explorar a plataforma!

A primeira bibliografia nacional disponibilizada na plataforma é a da British Library. Considerando a quantidade de instituições que participam da iniciativa Share-VDE (Virtual Discovery Environment), a plataforma me parece muito promissora! Quem sabe um dia teremos um “VIAF de registros bibliográficos”!

PS.: Aproveite e explore também o Share-VDE, que, de forma semelhante à National Bibliographies, inclui dados em BIBFRAME de vários outras bibliotecas, algumas nacionais, outras, universitárias.

O que é educação catalográfica?

No capítulo “O que é educação catalográfica?”, o Prof. Filipe Reis questiona a falta de sistematização conceitual dos possíveis meandros teóricos dos fenômenos educacionais para o desenvolvimento do catalogador e busca responder, com uma proposta conceitual, a problemática: o que é educação catalográfica? O capítulo é parte do e-book “Biblioteconomia: fundamentos para uma formação“, publicado em acesso aberto pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2024.

SNBU 2025!

A 23ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias já tem data, tema e local! Com o tema “Ciência Aberta: realidade (im)possível?“, o SNBU 2025 acontecerá na cidade de São Paulo, de 17 a 20 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca. A edição deste ano é organizada pela FEBAB e pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP. Confiram o anúncio no Instagram da FEBAB.

Ainda não temos o site e as datas para submissão de trabalhos, mas sugiro que já comecem a preparar seus textos! O que tem ocorrido de interessante, inovador e desafiador com a catalogação, classificação e indexação em bibliotecas universitárias?

Estarei por lá e espero encontrar vocês!

Abraços!

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.