ArtigosTextos

60 anos dos Princípios Internacionais de Catalogação

A revista Encontros Bibli publicou em seu volume 26 o artigo 60 anos dos Princípios Internacionais de Catalogação: histórico e desenvolvimento, de autoria de Gerlaine da Rocha Braga e Naira Christofoletti Silveira.

Objetivo: Apresentar o contexto e o desenvolvimento dos Princípios Internacionais de Catalogação, que são destinados a orientar a criação e o desenvolvimento de códigos de catalogação, as decisões tomadas pelos catalogadores e as políticas sobre o acesso e o intercâmbio de dados.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, utiliza os procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e documental.
Resultado: Apresenta um quadro contextualizando o desenvolvimento dos Princípios Internacionais de Catalogação, auxiliando em sua compreensão e destacando sua importância para o cenário atual de intercâmbio de dados. Entende-se que a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação possui um papel importante na padronização mundial da representação dos recursos informacionais, entretanto para a sua adoção efetiva é necessário entendê-la como um todo.
Conclusões: O histórico sobre a Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação contextualiza e reafirma o esforço internacional de estabelecer diretrizes comuns a diferentes localidades geográficas e ressalta a importância desses princípios, mesmo após 60 anos de sua primeira publicação.

O artigo está disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82384


Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.