Tutoriais

Escolha de pontos de acesso: mapa mental

Um dos desafios da interpretação e da aplicação do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2r) é a “navegação” pela intricada estrutura em que estão aninhadas as regras com suas inumeráveis especificidades e exceções. Essa navegação é ainda mais desafiadora no Capítulo 21 (“Escolha de pontos de acesso”), que reúne regras, diretrizes, orientações, etc. sobre quais serão os pontos de acesso (principal e secundários/adicionais) de um recurso informacional. Pensando nesta navegação, elaborei um mapa mental sobre a escolha de pontos de acesso que resume as principais regras do Capítulo 21.

Este mapa foi criado em 2023 para a disciplina “Controle de autoridade na Catalogação”, que ministrei na Especialização em Catalogação na Unochapecó, e foi aperfeiçoado para o workshop “Catalogação em AACR2: escolha e criação de pontos de acesso”, realizado entre as Ações de formação da Escola FEBAB SOS Biblioteconomia Rio Grande do Sul. Hoje, disponibilizo o mapa mental em PDF, pronto para impressão em tamanho A3 (ideal para emoldurar e decorar sua seção/setor de catalogação!).


Lembre-se: o mapa não substitui o AACR2r! É apenas um guia para a navegação e uma síntese das situações e encaminhamentos mais frequentes. Achou algum erro? Tem alguma sugestão de alteração, correção, etc.? Deixe um comentário aqui embaixo!

Procura outros “resumos” sobre o AACR2? Ou sobre MARC 21? Consulte o AACR2, MARC 21 e controle de Autoridade: um guia de estudo.

Notas

  1. O mapa mental em PDF está disponível sob a licença Creative Commons – Atribuição (CC-BY), isso significa que você pode compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial), desde que atribua os devidos créditos.
  2. O mapa mental foi criado originalmente com o Coogle e editado com o Inkscape.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.