Remissiva #4: Princípios e instrumentos
Uma nova Declaração dos Princípios Internacionais de Catalogação vem aí!
Está aberta para consulta pública uma nova versão da Declaração do Princípios Internacionais de Catalogação. A versão vigente foi publicada em 2016 e descende dos “Princípios de Paris”, que, desde a década de 1960, têm fundamentado vários códigos e práticas de catalogação em todo o mundo. A nova versão dos Princípios foi aprovada pela Seção de Catalogação da IFLA e segue em consulta pública até 16 de maio de 2025. Consulte o rascunho e outras informações sobre a consulta pública.
Confira também o rascunho da IFLA Professional Statement on Universal Bibliographic Control (UBC), também em consulta pública.
Você conhece o Cataloging Cultural Objects (CCO)?
Cataloging Cultural Objects (CCO) é um manual voltado à catalogação de artefatos culturais (como obras de arte e de arquitetura) e as mídias visuais que representam estes artefatos (por exemplo, a fotografia de um objeto de arte). O CCO é usado para: criar metadados compartilháveis; construir práticas comuns entre museus, bibliotecas digitais e arquivos; complementar vários formatos e vocabulários de valores; melhorar a descoberta e o acesso a obras culturais. O CCO está disponível gratuitamente na página https://www.vraweb.org/cco.
Curso online: Catalogação de livros com RDA

Estão abertas as inscrições para o curso assíncrono “Catalogação de livros com RDA”, ministrado pelo bibliotecário Marcelo Votto Texeira, com início em 12 de maio e carga horária de 40 horas. Mais informações e inscrições.
Live: Ordenação de documentos na Biblioteconomia escolar

Dia 14/05, às 14h, ocorrerá mais uma live promovida pelo Grupo de Trabalho em Catalogação da FEBAB. Com a participação do bibliotecário Matheus Aguiar de Carvalho, o evento abordará a ordenação de documentos na perspectiva da Biblioteconomia escolar. O evento é gratuito e será transmitido no canal da FEBAB no YouTube. As pessoas interessadas em certificado (associadas ou não à FEBAB ou à associações regionais) devem realizar inscrição.
Conheça também outros trabalhos do Matheus sobre o tema: A ordenação de documentos na Biblioteconomia escolar problemáticas e perspectivas (apresentado no CBBD 2024) e A ordenação de documentos na Biblioteconomia escolar (dissertação defendida na UFMG em 2020).
Até a próxima!