Newsletter

Remissiva #5: fundamentos de RDA, RDA Oficial e catalogação de gravações

Manual de Catalogação de Gravações da Biblioteca da ECA

O Manual de Catalogação de Gravações da Biblioteca da ECA, lançado em 2025, “apresenta o método desenvolvido pelos profissionais da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da USP para catalogar e indexar seu acervo de gravações sonoras.” Trata-se do “resultado de anos de experiência prática com a organização do acervo e com o atendimento à comunidade de usuários da Escola, um público especializado, formado por músicos, pesquisadores, professores e alunos de música.” Este e outros manuais (para catalogação de partituras e de filmes) estão disponíveis na página: eca.usp.br/biblioteca/manuais


RDA: fundamentos e oportunidades para profissionais da informação

Dia 24/06, às 14h, participarei da live/webinar “RDA: fundamentos e oportunidades para profissionais da informação” no canal da Biblioteca Universitária da Udesc no YouTube. O webinar é parte do projeto de extensão BiblioTic, coordenado pela Profa. Vanessa Salm.


Implantação do RDA Oficial na Biblioteca Nacional da Nova Zelândia

A Biblioteca Nacional da Nova Zelândia compartilhou em duas apresentações sua experiência com a implantação do RDA Oficial. Essa é a primeira instituição da comunidade anglo-americana da catalogação a utilizar essa versão do RDA. Mais informações: Implementing Official RDA.

O que seria esse “RDA Oficial”? Essa denominação surgiu após o Projeto 3R e adoção do IFLA LRM, de modo que aquela versão inicial do RDA, baseada no FRBR e FRAD, que tem numeração dos capítulos, elementos, etc., passou a ser chamada de RDA Original, e a nova versão, então, de RDA Oficial.

As apresentações estão disponíveis no YouTube: “Presentation on New Zealand National Library Implementation of Official RDA” e “Practical implementation of Official RDA at NLNZ“.


Eventos

O 7° Coloquio sobre RDA en América Latina y el Caribe ocorrerá em Santiago, no Chile, nos dias 18 e 19 de novembro de 2025. As propostas de trabalhos para o Colóquio podem ser submetidas até 30/07. Mais informações: bcn.cl/coloquio-rda-chile

Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias: o prazo para a submissão de trabalhos para o SNBU 2025 foi prorrogado para 30/06!


Curso online: AACR2r e MARC 21 (nível básico)

Dia 30/06 inicia meu novo curso online de catalogação com AACR2r e MARC 21, realizado em parceria com a FEBAB. Serão 20h divididas em 8 aulas ao vivo, nas segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30, de 30/06 a 23/07. Informações e inscrições: even3.com.br/curso-catalogacao-em-aacr2r-e-marc-21-nivel-basico-587317/

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.