Livro: Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais

Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais
Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais

Confiram a mais recente publicação nacional na área da catalogação: “Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais”, por Elvis Fusco.

“O livro Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais, de Elvis Fusco, destina-se a alunos e professores das áreas da Ciência da Informação e Ciência da Computação que investigam a modelagem e a construção de catálogos bibliográficos e também para os profissionais que trabalham com ambientes informacionais digitais.

O trabalho apresenta, sob a premissa de que a catalogação, nos últimos anos, tem experimentado mudanças em suas práticas e teorias, afetadas pelas tecnologias de informação, um arcabouço conceitual cuja principal proposta é o entrelaçamento da modelagem com os Requisitos Funcionais para os Registros Bibliográficos (FBRB).

A concepção do FRBR é de um modelo lógico orientado para o objeto, e para a identificação de entidades e relacionamentos visando sua projeção em banco de dados. Segundo o autor, a entidade pode ser concreta ou abstrata e seus atributos referem-se às diversas características que ela possui, ou às propriedades descritivas de cada membro de um conjunto de entidades. Já o relacionamento é a associação entre uma ou várias entidades.”

Essa é mais uma publicação da Coleção digital da Pró-reitoria de Pós-Graduação da UNESP.

A edição digital do livro pode ser baixada gratuitamente em culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=168.

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

1 pensamento em “Livro: Aplicação dos FRBR na modelagem de catálogos bibliográficos digitais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *