O que é um campo repetitivo?

Repetitivo ou Repetível?

Já faz um tempo que algo me incomoda em alguns manuais, livros, sites, etc. de catalogação. Hoje me deparei com isso em um artigo, então decidi interromper minha leitura e vir aqui esclarecer um pouco as coisas ou, no mínimo, mostrar meu ponto de vista sobre esse assunto polêmico: “repetitivo”.

A palavra “repetitivo” tem sido associada aos campos e subcampos (ou metadados) dos padrões de metadados (MARC 21, Dublin Core, etc.) para indicar a possibilidade de um campo ou subcampo ocorrer mais de uma vez em uma mesma descrição. Se pode ocorrer mais de uma vez, é “repetitivo”; se não pode é “não repetitivo” – os clássicos (R) e (NR).

A palavra “repetitivo” diz respeito a “algo que repete” ou “algo que se repete”. Por exemplo, “Essa música é muito repetitiva” e “O discuro daquele candidato é repetitivo”.

O que temos, no caso dos campos e subcampos que podem ocorrer mais de uma vez, é a “possibilidade de se repetir”. Portanto, não temos algo “que se repete”, mas sim algo “que pode se repetir” (algo passível de repetição).

Com isso, quando estamos explicando um padrão de metadados, não é correto dizermos que um campo é repetitivo, mas sim que ele é repetível.

Mas, se estamos analisando uma descrição em particular na qual um campo ocorre mais de uma vez, podemos sim dizer que esse campo, nessa descrição, é repetitivo.

Tudo bem coleguinhas? Então corram para atualizar seus manuais de catalogação substituindo “Repetitivo (R)” por “Repetível (R)” e “Não repetitivo (NR)” por “Não repetível (NR)”.

Melhor que atualizar seu manual é atualizar seu manual e deixar um comentário aqui no blog, principalmente se você tiver um ponto de vista diferente 😉

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

1 pensamento em “O que é um campo repetitivo?”

  1. Ah você sabe que adoro seu blog né? Super concordo e digo mais, a questão da linguística já me proporcionou valiosas conversas no âmbito da representação descritiva. Estarei atualizando aqui meus manuais e anotações. =D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *