Eventos

Catalogação no SNBU 2014

XVII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

A 18ª edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, o “SNBU 2014“, será realizada de 16 a 21 de novembro em Belo Horizonte. Se você ainda não realizou sua inscrição ou está em dúvida se vai ou não, saiba que acabou de ser divulgada a programação completa, já com as apresentações orais e os paineis!

Você pode conferir a programação completa na página do SNBU, mas, se está querendo saber o que terá de catalogação por lá, dê uma olhada nessa compilação.

I Encontro Nacional de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música do Brasil

Na tarde do domingo, dia 16, antes mesmo do início oficial do SNBU, será realizado o I Encontro Nacional de Bibliotecários Catalogadores de Acervos de Música do Brasil. Uma excelente iniciativa que, pelo visto, já tem sua segunda edição agendada para 2015 no Rio de Janeiro.

A programação completo do Encontro está disponível aqui.

Minicursos

Teremos também dois minicursos que serão realizados no domingo, dia 16:

  • MARC 21: formato para dados bibliográficos (contexto AACR2 2002) (ministrado pela Maria Helena Santos)
  • Introdução ao FRBR e ao RDA (ministrado por mim)

Além disso, na segunda-feira haverá a mesa-redonda “Organização da informação e do conhecimento em contextos colaborativos e integrados em rede” em que, provavelmente, será falado algo de catalogação.

Apresentações orais e pôsteres

Segunda-feira, 17 de novembro

A semana inicia com três trabalhos.

  • O modelo conceitual FRBR: análise bibliométrica no SNBU (2006-2012) / Viviane de Oliveira Solano, Vinicius de Souza Tolentino (Comunicação oral)
  • Catalogação dos equipamentos fotográficos do laboratório do Núcleo Integrado de Comunicação da UVV / Danielly Peixoto (Pôster)
  • Recurso, descrição e acesso – RDA: breve descrição / Raildo de Sousa Machado (Comunicação oral)

Análises bibliométricas no campo da catalogação são mais que necessárias – é uma pena que este seja um tema ainda pouco explorado.

É muito bom saber que teremos mais um item para a Bibliografia Brasileira sobre RDA e que a tradução “Recursos, descrição e acesso” está sendo disseminada (apesar do uso da vírgula e não do sinal de dois pontos…).

Terça-feira, 18 de novembro

Na terça-feira teremos um pôster que, apesar de aparentar não abordar diretamente a catalogação, tem um tema que certamente deve ser de interesse de quem estuda catalogação: a mudança de software em bibliotecas.

  • Substituição de softwares em bibliotecas: morte programada ou suicídio coletivo / Sandra Lopes Coelho, Marcos Vinicius Andrade (Pôster)

Quarta-feira, 19 de novembro

E na quarta-feira teremos cinco trabalhos:

  • Estratégias de uma catalog@ção a distância: desafios enfrentados pela Biblioteca Universitária UnisulVirtual / Lidiana Sagaz Silva, Paula Sanhudo da Silva, Angela Schmidt (Comunicação oral)
  • Aplicação do modelo conceitual FRAD na estrutura descritiva do Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RI-UFF) / Elisabete Gonçalves de Souza, Wellington Freire Cunha Costa, Darlene Alves Bezerra (Comunicação oral)
  • Controle de qualidade em catalogação cooperativa|Zuleika de Souza Branco, Denise Ramires Machado, Beatriz Helena Pires de Souza Cestari, Zita Prates Oliveira (Comunicação oral)
  • O tratamento da informação em partituras musicais: um estudo de caso da Biblioteca Joaquim Cardozo do Centro de Artes e Comunicação da UFPE / Andréa Carla Melo Marinho, Alice Maria dos Santos Costa, Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcelos, Francisco Arrais Nascimento (Comunicação oral)
  • A catalogação e suas necessidades de adaptações / Sheila Guimarães Martins (Pôster)

A única coisa que me deixa triste na quarta-feira é que teremos os dois trabalhos mais interessantes do dia sendo apresentados ao mesmo tempo: o trabalho sobre o FRAD em repositórios institucionais e o trabalho sobre controle de qualidade, da Denise Ramires Machado (que disse que é leitora do blog!) e das demais colegas da UFRGS. E agora, como faço para assistir aos dois? #chateado

Quinta-feira, 20 de novembro

Depois de terem colocado quase tudo na quarta-feira, não sobrou muito para a quinta… O que teremos então serão duas comunicações orais que entrelaçam catalogação e repositórios institucionais:

  • Aumentando o alcance e a visibilidade de catálogos online e repositórios institucionais com a ajuda do Google / Giuliano Ferreira (Comunicação oral)
  • A conversão de registros na implantação de repositórios institucionais: o caso do Repositório Institucional UNESP / Fabrício Silva Assumpção, Renata Eleuterio da Silva, Jaider Andrade Ferreira , Flávia Maria Bastos (Comunicação oral)

A segunda comunicação oral será minha e é resultado do trabalho desenvolvido no Repositório Institucional UNESP junto dos meus colegas. (Prometo que um dia faço um post contando o que faço no Repositório!)

Mas o SNBU 2014 não se resumirá aos momentos formais de exposição regrados pelos avaliadores que ficam atônitos levantando as plaquinhas com “5 minutos”!

Assim como nos demais eventos, tenho certeza de que boa parte das ideias serão trocadas enquanto andamos pelos corredores, disputamos coisas nos coffee-breaks, esperamos eternamente um voo ou um ônibus, relaxamos nos bares, etc., por isso, se tiver afim de trocar umas ideias sobre o vasto e fascinante mundinho da catalogação, procure por mim nesses espaços e momentos.

Abraços e espero encontrá-los em BH,

Fabrício

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.