Artigos

Artigo: Cataloging Then, Now, and Tomorrow

Cataloging - Tag cloud

Foi publicado na American Libraries o artigo Cataloging Then, Now, and Tomorrow (“Catalogação ontem, hoje e amanhã” em uma tradução livre) de Elise (Yi-Ling) Wong.

Em seu artigo, além de contar algumas de suas experiências profissionais, a autora apresenta uma visão bastante instigante sobre o futuro da catalogação – não das regras ou dos formatos, mas sim da atuação do catalogador. Seguem algumas das colocações da autora:

“Catalogação não é mais conhecer cada ficha do catálogo ou apenas dar um toque individual para cada registro que importamos para o sistema de gerenciamento de bibliotecas. Hoje, os catalogadores necessitam conhecer os vários truques de manipulação de registros em lote sem ter que editá-los um a um.”

“Resumindo, há mais em ser um catalogador do que “apenas” ser um interprete de regras de catalogação (seja AACR2 ou RDA) ou um expert em vários formatos de recursos. Catalogadores não vivem mais em um mundo isolado. Estamos orgulhosos por sermos os gestores dos recursos informacionais e dos sistemas de gerenciamento de bibliotecas, mas somos – e devemos ser – capazes de mais.”

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.