ArtigosTextos

Metadados e padrão de metadados para editoras universitárias brasileiras

A RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação publicou em seu v. 19 o artigo Metadados e padrão de metadados para editoras universitárias brasileiras, de autoria de Fátima Beatriz Manieiro do Amaral, Ana Carolina Simionato Arakaki e Ariadne Chloe Mary Furnival.

Introdução: As editoras universitárias constituem um campo cultural muito produtivo, em especial para a comunicação e divulgação científica. Através de discussões da área, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e de metadados se torna pauta a fim de que os livros publicados sejam recuperáveis, isto é, encontráveis e acessíveis na Web.

Objetivo: Sendo assim, pretende-se elaborar uma discussão sobre os benefícios da adoção de um padrão de metadados por editoras universitárias e a apresentação do ONIX for Books, padrão de metadados editoriais utilizado globalmente.

Método: Este trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativa, realizado a partir de levantamento bibliográfico e documental.

Resultados: Verificou-se na literatura a importância e benefícios da adoção de um padrão de metadados para a representação de recursos informacionais, com destaque para o ONIX for Books já que é um padrão rico e amplamente adotado nacional e internacionalmente.

Conclusões: Para as editoras universitárias, utilizar um padrão de metadados para a descrição de seus livros ou recursos informacionais é urgente, uma vez que garantem a interoperabilidade e recuperação por lojas em plataformas digitais, bibliotecas e bases de dados, chegando mais facilmente ao usuário-cliente final.

O artigo está disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8667482


Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.