RDA em 10 posts

RDA em 10 posts: #5 Considere o conteúdo do livro novamente

RDA em 10 posts: #5 Considere o conteúdo do livro novamente

Registre as características do conteúdo que ajudariam as pessoas na seleção desse livro em particular. Utilize os elementos natureza do conteúdo, cobertura do conteúdo, público-alvo, sumarização do conteúdo, conteúdo ilustrativo, detalhes do idioma usado para expressar o conteúdo, material suplementar (índice, bibliografia), cores, prêmios, etc.

Para isso utilize o capítulo 7, Descrição do conteúdo, e as instruções gerais do capítulo 5, Diretrizes gerais para o registro dos atributos de obras e expressões, ambos da seção 2, Registro dos atributos de obra e expressão.

Os elementos (atributos) presentes no capítulo 7 são destinados à descrição de obras e expressões. Dentre os elementos para obras estão Natureza do conteúdo (RDA 7.2), Cobertura do conteúdo (RDA 7.3), Público-alvo (7.7) e Informações sobre dissertação ou tese (RDA 7.9), que compreende Grau acadêmico (RDA 7.9.2), Instituição concedente do grau (RDA 7.9.3) e Ano de concessão do grau (RDA 7.9.4).

Alguns dos elementos para as expressões são Sumarização do conteúdo (RDA 7.10), Idioma do conteúdo (RDA 7.12), Conteúdo ilustrativo (7.15) e Conteúdo suplementar (7.16).

De modo geral, podemos dizer que:

  • esses elementos são utilizados se necessários à identificação ou à seleção do recurso;
  • para o registro desses elementos podem ser utilizadas quaisquer fontes de informação;
  • não há muitas instruções sobre como registrar alguns desses elementos, por exemplo, não há orientações sobre como redigir o nome da instituição no caso de dissertações ou teses, há apenas “Registre o nome da instituição ou faculdade concedente”.

Referências

Brenndorfer, Thomas. RDA in 10 easy steps (for cataloguing a book). [S.l.]: RDACAKE, 2011.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.