Catalogação com o RDA: relato de experiência da Biblioteca Central da PUCRS

A Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina publicou em seu volume 25, número 3, de 2020, o relato Catalogação com Resource Description and Access (RDA): relato de experiência na biblioteca central Irmão José Otão (PUCRS), de autoria de Clarissa Jesinska Selbach, Anamaria Ferreira, Lucas Martins Kern e Loiva Duarte Novak.

A Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Do Sul (PUCRS) implantou o conjunto de diretrizes e instruções do Resource Description and Access (RDA) na catalogação do acervo bibliográfico e no controle de autoridades em 2016. Ao longo dos 4 anos de trabalho com o RDA, baseado na experiência no uso da ferramenta e noamadurecimento da equipe de catalogadores, se observou a necessidade de alterar critérios definidos no início do processo de implantação do RDA, registrados em políticas e manuais do Setor de Tratamento da Informação. A descrição dos registros bibliográficos está mantida desde a implantação, sendo alterada a política de controle de autoridades.

O artigo completo está disponível em: https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/view/1719

Dia 18/12, às 18h, Clarissa Selbach, uma das autoras do relato de experiência, participará da live Implementação do RDA na Biblioteca da PUCRS, no canal WebConCiB no YouTube.


Receba os novos posts por e-mail

Autor: Fabrício Assumpção

Bacharel em Biblioteconomia. Doutorando em Ciência da Informação na UNESP.

Um comentário em “Catalogação com o RDA: relato de experiência da Biblioteca Central da PUCRS”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.