Encontro de RDA no BrasilEventos

II Encontro de RDA no Brasil: resumo do 1º dia

Nos dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro de 2021, GT-CAT/FEBAB, UDESC e UFMG estão realizando o II Encontro de RDA no Brasil, evento online transmitido pelo canal da FEBAB no YouTube. Confira a programação completa.

Resumo do 1º dia do Encontro (1° de novembro)

No 1° dia, ocorreu a cerimônia de abertura do Encontro com a participação de representantes da UDESC, UFMG, FEBAB e GT-CAT: Kátia Pacheco (UFMG), Ana Maria Pereira (UDESC), Jorge Prado (FEBAB), Fabrício Silva Assumpção (GT-CAT) e Marcelo Votto (GT-CAT, FEBAB).

Em seguida, ocorreu a palestra de abertura “RDA: para agora e para o futuro“, proferida pela Chris Oliver, Presidente do RDA Board e bibliotecária da Universidade de Ottawa. A palestra contou com a mediação de Luiza Wainer, que se formou em Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP e concluiu o mestrado na Universidade de Washington. Luiza conduziu a seção de perguntas e respostas logo após a fala da Chris Oliver.

A palestra foi realizada em inglês com tradução simultânea para o português, sendo que estão disponíveis os slides em português, e os vídeos em português (RDA para agora e para o futuro) e em inglês (RDA, for now and for the future).

Introducing RDA: A Guide to the Basics after 3R, Second Edition
Chris Oliver

Introducing RDA: A Guide to the Basics after 3R, Second Edition

Chris Oliver é autora do livro “Introdução à RDA: um guia básico” traduzido para o português e publicado no Brasil pela Briquet de Lemos/Livros em 2011. Esta obra está esgotada, mas já possui uma segunda edição em inglês (ainda sem tradução para o português), publicada em 2021 com o título “Introducing RDA: A Guide to the Basics after 3R” (ALA Editions, 2021, ISBN 978-0-8389-1908-8).


Próximo dia do Encontro

Muito obrigado pela presença e participação! Aguardo vocês no próximo dia do Encontro, 3 de novembro, em que teremos as palestras “Das normas de catalogação aos fundamentos e métodos de produção de bases de dados aderentes aos públicos“, com a Prof.ª Cristina Ortega, e “Resource Description and Access em tempos de Linked Data“, com o Prof. Fabiano Ferreira de Castro. Acesse o perfil @rdanobrasil no Instagram para conhecer um pouco sobre os palestrantes e acompanhar as notícias do Encontro.


Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.