Encontro de RDA no BrasilEventos

II Encontro de RDA no Brasil: resumo do 2º dia

Nos dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro de 2021, GT-CAT/FEBAB, UDESC e UFMG estão realizando o II Encontro de RDA no Brasil, evento online transmitido pelo canal da FEBAB no YouTube. Confira a programação completa.

Resumo do 2º dia do Encontro (3 de novembro)

O 2º dia foi dividido em duas partes: as palestras do Eixo 1: Fundamentos relacionados ao RDA e o espaço para o apoiador do Encontro.

Contando com a mediação da Profª Naira Christofoletti Silveira (UNIRIO), as palestras trouxeram uma extensa variedade de conceitos e questões da catalogação, desde alguns marcos históricos/teóricos dos últimos séculos, até uma visão geral do cenário de Linked Data para o qual o RDA tem sido pensado.

A Profª Cristina Ortega (UFMG), ao tratar “Das normas de catalogação aos fundamentos e métodos de produção de bases de dados aderentes aos públicos“, destacou a anterioridade e a intectualidade dos instrumentos da catalogação, que estão temporal e geograficamente distribuídos, e lembrou da necessidade de distinção entre padrões referenciais e padrões locais. A professora também puxou nossas orelhas dizendo que os aspectos linguísticos estão em falta nos estudos da representação descritiva, e nos questionou: “catalogação é prescritiva ou descritiva?”.

Já o Prof. Fabiano Ferreira de Castro (UFSCar) abordou “Resource Description and Access em tempos de Linked Data“, discutindo se o RDA é código, regra, norma ou “pacote de elementos de dados, diretrizes e instruções”. O professor sinalizou também algumas características do RDA e dos conceitos, práticas e tecnologias de Linked Data, que, provavelmente, serão retomadas de forma mais detalhada em outros momentos do Encontro (assim espero rsrs).

A sessão de comentários e perguntas foi um misto de temas e faltou tempo para tratar dos comentários de todos os participantes (assim como em todo evento de catalogação, né!?).

No Espaço dos apoiadores, ocorreu a apresentação “Desenvolvimento e tecnologia em catalogação” do Fabio Tuso (ITMS Group), que abordou a ferramenta BestMARC, usada para padronização e gerenciamento de metadados, com foco no diagnóstico, atualização e padronização de registros MARC 21 em RDA ou AACR2.

Observação: No vídeo, que está no canal da FEBAB no YouTube, deixei um comentário indicando o horário do início de cada apresentação. Bastar clicar para ir diretamente para a parte desejada do vídeo. Obrigado. De nada.


Próximo dia do Encontro

Muito obrigado pela presença e participação! Aguardo vocês no próximo dia do Encontro, 5 de novembro, em que teremos as palestras do Eixo 2: Aplicação do RDA em Bibliotecas:

  • Relato de experiência na aplicação do RDA no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul / Ana Guimarães Pereira
  • Experiência de implementação do RDA na Biblioteca do Congresso Nacional do Chile / Ángela Quiroz Ubierna
  • Implementação do RDA na Biblioteca Central da PUCRS / Clarissa Selbach

E a apresentação dos trabalhos:

  • O Catálogo de biblioteca e o Resource Description and Access (RDA): os efeitos do código nas interfaces dos resultados de busca / Heytor Diniz Teixeira; Rachel Cristina Vesu Alves
  • Catalogação de personagens fictícios em RDA na Biblioteca Central da PUCRS / Clarissa Jesinska Selbach; Anamaria Ferreira; Loiva Duarte Novak; Lucas Martins Kern
  • Modelagem de Publicações Seriadas: a nova abordagem do IFLA LRM e do RDA / Rhuan Henrique Alves de Oliveira; Fabiano Ferreira de Castro

Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.