Encontro de RDA no BrasilEventos

II Encontro de RDA no Brasil: resumo do 3º dia

Nos dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro de 2021, GT-CAT/FEBAB, UDESC e UFMG estão realizando o II Encontro de RDA no Brasil, evento online transmitido pelo canal da FEBAB no YouTube. Confira a programação completa.


Resumo do 3º dia do Encontro (5 de novembro)

No 3º dia tivemos as palestras e as apresentações de trabalhos do Eixo 2: Aplicação do RDA. A programação teve início com uma mesa mediada pela Professora Luciana Candida da Silva (UFG e GT-CAT/FEBAB) e que trouxe as seguintes falas:

Relato de experiência na aplicação do RDA no Sistema de Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul“, em que a bibliotecária Ana Guimarães Pereira relatou o percurso para o uso do RDA na UCS, iniciado com os registros de autoridade ainda em 2012, até os dias atuais, tendo sido destacada a implantação do RDA na catalogação de recursos digitais.

“Experiência de implementação do RDA na Biblioteca do Congresso Nacional do Chile”, apresentada por Ángela Quiroz Ubierna, que destacou o início da implantação do RDA, a participação da Biblioteca no Grupo de Interesse de RDA no Chile e o trabalho desde o surgimento do RDA e do RDA Toolkit, em 2010, até o momento atual. Ángela comentou também sobre o período de 2017-2019, em que foi representante da América Latina e do Caribe no RDA Board.

Implementação do RDA na Biblioteca Central da PUCRS“, apresentada por Clarissa Jesinska Selbach que relatou a experiência da equipe catalogando com o RDA desde 2016. Outras informações sobre essa implantação do RDA estão relatadas neste artigo.

Após a sessão de perguntas sobre as palestras, ocorreu a apresentação de três trabalhos:

Catálogo de biblioteca e o Resource Description and Access (RDA): os efeitos do código nas interfaces dos resultados de busca“, de autoria de Heytor Diniz Teixeira e Rachel Cristina Vesu Alves.

Catalogação de personagens fictícios em RDA na Biblioteca Central da PUCRS“, de autoria de Clarissa Jesinska Selbach, Anamaria Ferreira, Loiva Duarte Novak, e Lucas Martins Kern.

“Modelagem de Publicações Seriadas: a nova abordagem do IFLA LRM e do RDA“, de autoria de Rhuan Henrique Alves de Oliveira e Fabiano Ferreira de Castro.

Não deixe de conferir o vídeo do 3º dia do Encontro lá no canal da FEBAB no YouTube. Deixei dois comentários indicando o horário do início de cada palestra, apresentações e sessão de perguntas.


Próximo dia do Encontro

Muito obrigado pela presença e participação! Aguardo vocês no próximo dia do Encontro, 8 de novembro, em que teremos as palestras e apresentações de trabalho do Eixo 3: Aspectos tecnológicos aplicados ao RDA:

  • Metadados: novos horizontes com a RDA / Ana Carolina Simionato Arakaki
  • RDA visto a 30 mil pés / Liliana Giusti Serra
  • RDA e os metadados bibliográficos / Rachel Alves
  • CIDOC-CRM E O BIBFRAME: integração de metadados / Ezequiel Rodrigues da Silva Leandro; Felipe Augusto Arakaki
  • RDA e a nova geração de catálogos: explorando o Linked Data / Letícia Bonetti; Ana Carolina Simionato Arakaki

Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.