Encontro de RDA no BrasilEventos

II Encontro de RDA no Brasil: resumo do 5º dia

Nos dias 1, 3, 5, 8, 10 e 12 de novembro de 2021, GT-CAT/FEBAB, UDESC e UFMG estão realizando o II Encontro de RDA no Brasil, evento online transmitido pelo canal da FEBAB no YouTube. Confira a programação completa.


Resumo do 5º dia do Encontro (10 de novembro)

No 5º dia, tivemos o Eixo 4: Ensino e pesquisa, que incluiu palestras, apresentação de trabalhos e oficina. A mesa de palestras foi mediada pela Profa. Ana Maria Pereira (UDESC) e contou com as apresentações dos docentes:

  • O kairos para uma formação catalográfica crítica”, com Filipe Reis (UFG)
  • “O ensino de catalogação no Brasil: contexto histórico e desafios contemporâneos”, com Marcos Leandro Freitas Hübner (UNIR)
  • Catalogação descritiva: um ensino interdisciplinar para uma aplicação em linguagem simples“, com Fernando Modesto (USP)

Após a sessão de perguntas, ocorreram as apresentações de trabalhos, conduzidas pela Adriane Groehs (UDESC):

  • Desafios e estratégias metodológicas para o ensino da RDA”, de autoria de Felipe Augusto Arakaki, Paula Regina Ventura Amorim Gonçalez, Ana Carolina Simionato Arakaki
  • RDA e FRBR em ambientes digitais“, de autoria de Natalia Gallo Cerrao, Fabiano Ferreira de Castro

A oficina “Dublin Core: princípios e fundamentos“, ministrada pelo Felipe Arakaki (UnB), teve início logo após a sessão de trabalhos.

Já sabem: no vídeo do Encontro, disponível lá no YouTube, há um comentário meu indicando o horário do início de cada apresentação.


Próximo dia do Encontro

Muito obrigado pela presença e participação! Aguardo vocês no 6º e último dia do Encontro, 12 de novembro, para o encerramento e a palestra “Contextos do RDA na América Latina“, com Filiberto Felipe Martinez Arellano”.


Receba os novos posts por e-mail

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.