Eventos

Submissão de trabalhos para o SNBU 2023

Está aberto o período para submissão de trabalhos para XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), que ocorrerá de 28 de novembro a 1° de dezembro de 2023, em Florianópolis.

O SNBU 2023, organizado pela parceria entre BU/UFSC e FEBAB, tem como tema Bibliotecas e sustentabilidade: inovação, ciência e sociedade, abordado em cinco eixos temáticos: gestão de bibliotecas, produtos e serviços, bibliotecas e sociedade, inovação e tecnologias, e ciência aberta. Sabendo que a maioria das pessoas que acompanham este blog trabalha com/pesquisa sobre representação da informação, seguem algumas sugestões minhas sobre como a representação pode ser tratada em todos esses eixos temáticos do SNBU 2023:

Eixo 1 – Gestão de Bibliotecas
Sua biblioteca universitária utiliza técnicas, métodos, ferramentas, etc. inovadoras para a gestão dos processos de tratamento da informação? Desenvolveu, aplicou, etc. indicadores para avaliação dos processos de tratamento da informação? Encontrou soluções inovadoras para a gestão e a capacitação das pessoas que atuam no tratamento da informação?

Eixo 2 – Produtos e Serviços
Sua biblioteca universitária ampliou a abrangência do tratamento da informação para além dos acervos bibliográficos tradicionais? Aplicou novos instrumentos para a representação da informação? Desenvolveu metodologias inovadoras para avaliação dos catálogos, dos serviços de descoberta, da qualidade dos metadados, etc.?

Eixo 3 – Bibliotecas e Sociedade
Sua biblioteca universitária possui políticas de catalogação e de indexação que refletem a diversidade de gênero, sexualidade, corpos, etnias, crenças, culturas, etc. de sua comunidade de usuários? Discute os vieses, preconceitos, etc. dos sistemas de classificação, vocabulários controlados, códigos de catalogação, etc.? Como a representação da informação pode aproximar a sociedade e o conhecimento produzido na universidade?

Eixo 4 – Inovação e Tecnologias
Sua biblioteca universitária tem experiências inovadoras na aplicação de tecnologias no tratamento da informação? Desenvolveu ferramentas e interfaces de busca inovadoras que utilizam todo o potencial das tecnologias atuais, dos padrões de metadados, vocabulários controlados, linked data, inteligência artificial, etc.?

Eixo 5 – Ciência Aberta
Sua biblioteca universitária repensou o tradicional tratamento da informação para alinhá-lo às demandas emergentes da ciência aberta, da ciência de dados, etc.? Como ocorre a representação de informação nos ambientes digitais emergentes das práticas de comunicação científica atuais, como repositórios institucionais, repositórios de dados, portais de acesso aberto, etc.?

Espero que estas perguntas tenham inspirado vocês a compartilharem suas experiências no SNBU 2023! São apenas algumas mera sugestões! Se precisarem de mais inspiração, consultem o detalhamento sobre os eixos temáticos e as orientações para a submissão.

Espero por vocês aqui em Florianópolis!

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.