Teses e dissertações

A catalogação de pinturas na perspectiva do Linked Data

Está disponível online a dissertação “A catalogação de pinturas na perspectiva do linked data: projetos, modelos e padrões de descrição” de autoria de Luiza Estefano, defendida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A catalogação descritiva garante a recuperação eficiente e precisa do recurso informacional, por meio de atributos que o torna único e individualizado em catálogos bibliográficos, sendo uma prática consolidada no campo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Nesse contexto, a representação e a descrição de pinturas, como recurso informacional com características específicas, por meio do uso dos metadados, pode garantir uma melhor recuperação em ambientes digitais e ser potencialmente aplicadas no movimento Linked Data. Dessa maneira, questiona-se: como a descrição de pinturas, no cenário Linked Data está sendo discutida na literatura científica da comunidade da Ciência da Informação? Considerando o panorama tecnológico vigente, marcado pela iniciativa Linked Data, objetiva-se identificar estudos que abordam a catalogação descritiva de obras de arte, com vistas à: a) apresentar os conceitos e as especificidades da pintura; b) analisar e apresentar o estado da arte sobre a catalogação de obras de arte, com destaque para a pintura; c) analisar e discutir casos de catalogação de pinturas com o cenário Linked Data. Para tanto, utiliza-se como método de pesquisa, a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a fim de mapear a produção científica sobre o tema, a partir das seguintes categorias de análise: enfoque dos documentos; exemplos e características de projetos, de iniciativas e de modelos de descrição de obras de arte à luz do Linked Data; e padrões de descrição utilizados na catalogação de pinturas. Como resultados, foram identificadas 4 (quatro) categorias temáticas do corpus documental, as quais se destacam: Modelo de ontologia para descrição de patrimônios culturais; Modelo de representação para exposições virtuais; Sistema para identificação de cores em pinturas; e Modelo de classificação para recomendar atribuições de obras de arte. Conclui-se, que ao levar em consideração as iniciativas, as experiências e os projetos identificados pela RSL, percebe-se que existem poucos trabalhos a respeito do tema e, quanto aos identificados, esses procuram criar modelos para catalogação de pinturas, onde entende-se não ser necessário pela existência de um padrão de descrição já adaptado a toda tipologia de recurso e empregado no ambiente digital, como o Resource Description and Access (RDA). Além disso, a adoção de metadados e dos padrões de metadados atrelada às tecnologias do Linked Data possibilita a construção de catálogos abertos e conectados potencializando o acesso, o uso e o reuso às pinturas em ambientes digitais.

A dissertação está disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/18117

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

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