Notícias

Escola FEBAB oferece dois cursos de Catalogação: ISBD Consolidada e Controle de autoridade

A Escola FEBAB iniciou 2024 com dois cursos online de Catalogação: Catalogação Descritiva sob a perspectiva da ISBD Consolidada, ministrado pelo Prof. Fernando Modesto (USP), e Controle de autoridades: MARC21, RDA e AACR2, ministrado pela Bibliotecária Denise Mancera Salgado (TCMSP).

Catalogação Descritiva sob a perspectiva da ISBD Consolidada: Curso de atualização profissional destinados aos bibliotecários e estudantes de biblioteconomia nos princípios atuais da descrição bibliográfica, conceitos e processos baseados na Norma Internacional de Descrição Bibliográfica – ISBD (consolidada). Refletir sobre o instrumento normativo na elaboração e desenvolvimento de catálogos bibliográficos, baseados no formato MARC 21 – bibliográfico, e os seus benefícios catalográficos aplicados em bibliotecas públicas, escolares e universitárias. Destacar a relação da ISBD consolidada com AACR2, RDA e com a ontologia do FRBR e IFLA-LRM.

Controle de autoridades: MARC21, RDA e AACR2: Introdução ao controle bibliográfico (conceitos básicos e importância; evolução história e contexto atual; benefícios e desafios do controle de autoridades). Padrões e normas de controle de autoridades (visão geral do modelo conceitual FRAD; visão geral dos principais padrões e normas internacionais MARC21, RDA e AACR2; pontos de acesso para autoridades: nomes de pessoas e entidades coletivas). Processo de controle de autoridades na catalogação (identificação de autoridades; padronização e normalização de autoridades; resolução de problemas e conflitos). Aplicação prática do controle de autoridades (exercícios práticos de identificação e controle de autoridades; estudos de casos e análise de registros bibliográficos; discussões de desafios e melhores práticas na aplicação do controle de autoridades).

Datas, valores e outras informações sobre os cursos estão disponíveis em: febab.org/2024/04/01/cursos-catalogacao-febab

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.