RDA em 10 posts: #2 Examine o livro novamente
No post anterior falei sobre a série RDA em 10 posts e sobre o primeiro passo para entender e utilizar o RDA. Neste post falarei sobre o segundo passo.
Registre as características físicas que ajudariam as pessoas a selecionar este livro em particular. Utilize o tipo de mídia, o tipo de suporte, o número de páginas, as dimensões, o tamanho da fonte se apropriado, etc. Se necessário, faça notas sobre qualquer uma dessas características.
Para isso utilize os Capítulos 3, Descrição dos suportes, e 1, Diretrizes gerais para o registro dos atributos de manifestação e item, que fazem parte da Seção 1, Registro dos atributos de manifestação e item.
No AACR2r temos duas listas de termos que podem ser utilizados na Designação Geral do Material (DGM) (AACR2r 1.1C). Essas listas reúnem termos que representam o tipo de mídia (por exemplo, recurso eletrônico), o tipo de suporte (microforma, lâmina para microscópio, diapositivo, etc.) e o tipo de conteúdo (texto, gravação de som, gravação de vídeo, ilustração, música, material cartográfico, etc.), dentre outras coisas.
No RDA existe um elemento para cada um desses dados: Tipo de mídia (RDA 3.2), Tipo de suporte (RDA 3.3) e Tipo de conteúdo (RDA 6.9). Os três elementos dispõem de listas de termos. As listas para o tipo de mídia e de suporte estão presentes no Capítulo 3 do RDA. A lista para o tipo do conteúdo é dada no Capítulo 6, por isso falaremos dela mais adiante.
Alguns termos da lista para o tipo de mídia são: áudio, computador, microforma, microscópica, projetada e não midiático. Os tipos de mídia são utilizados para agrupar os tipos de suportes, assim:
- Tipo de mídia: computador
- Tipos de suporte:
- cartão de computador
- disco de computador
- recurso online
- etc.
- Tipo de mídia: não midiático
- Tipos de suporte:
- cartão
- folha
- objeto
- volume
- etc.
Número de páginas: quando registrar a Extensão do recurso (RDA 3.5) utilize termos apropriados, não abreviaturas: “510 páginas”, “xxv, 120 folhas”, “aproximadamente 400 páginas”, “25 folhas não numeradas”, “1 volume (não paginado)”, “3 volumes”, “4 volumes (2542 páginas)”, etc.
Outro diferencial do RDA são os elementos destinados aos recursos informacionais digitais: Tipo de aquivo (RDA 3.19.2), Formato de codificação (RDA 3.19.3), Tamanho do arquivo (RDA 3.19.4), etc. Um exemplo rápido:
- Tipo de arquivo: arquivo de texto
- Formato de codificação: PDF
- Tamanho do arquivo: 2.13 MB
Referências
Brenndorfer, Thomas. RDA in 10 easy steps (for cataloguing a book). [S.l.]: RDACAKE, 2011.
Pingback: RDA em 10 posts: #4 Considere o conteúdo do livro | Fabrício Assumpção