RDA em 10 posts

RDA em 10 posts: #3 Considere o livro em termos de aquisição e acesso

RDA em 10 posts: #3 Considere o livro em termos de aquisição e acesso

Registre os dados associados à obtenção do livro. Utilize o preço, informações de contato, restrições de acesso, restrições de uso, URL, etc.

Para isso utilize a seção 1 do RDA, Registro dos atributos de manifestação e item, mais especificamente o capítulo 4, Aquisição e acesso à informação, e as regras gerais do capítulo 1, Diretrizes gerais para o registro dos atributos de manifestação e item.

O capítulo 4 apresenta poucos elementos.

Termos de disponibilidade (RDA 4.2): registre o preço do recurso, caso ele esteja disponível mediante compra/assinatura, ou alguma outra indicação breve sobre sua disponibilidade, por exemplo, “Disponível para os estudantes da universidade”.

Informações de contato (RDA 4.3): informações sobre a organização por meio da qual o recurso pode ser obtido, por exemplo, o publicador, o arquivo, etc. As informações sobre essas organizações podem incluir tanto endereços “físicos” quanto endereços Web.

Restrições de acesso (RDA 4.4): informações sobre as restrições impostas ao acesso, por exemplo, “Acessível após 2013”.

Restrições de uso (RDA 4.5): informações sobre as restrições para a utilização do recurso, por exemplo, “Restrito ao uso em sala de aula”.

Uniform Resource Locator (URL) (RDA 4.6): o endereço para o acesso remoto (online) ao recurso, por exemplo, http://www.dlib.org/dlib/june06/chan/06chan.html.

Referências

Brenndorfer, Thomas. RDA in 10 easy steps (for cataloguing a book). [S.l.]: RDACAKE, 2011.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.