RDA em 10 posts

RDA em 10 posts: #9 Indique os relacionamentos entre o livro e as obras, expressões, manifestações e itens

RDA em 10 posts: #9 Indique os relacionamentos entre o livro e as obras, expressões, manifestações e itens

Além de indicar com quais pessoas, famílias e entidades coletivas o recurso possui alguma relação, o RDA provê instruções para o registro dos relacionamentos entre as entidades presentes no recurso (obra, expressão, manifestação e item) e outras obras, expressões, manifestações e itens.

Esses relacionamentos são a chave para um catálogo que disponha ao usuário todas as obras, expressões, manifestações e itens que estejam de alguma forma associados ao recurso por ele desejado.

As instruções para o registro desses relacionamentos estão presentes na seção 8, Registro dos relacionamentos entre obras, expressões, manifestações e itens. De acordo com as diretrizes gerais dessa seção, a indicação dos relacionamentos ocorre com a utilização dos pontos de acesso autorizados ou identificadores das entidades relacionadas e com os designadores de relacionamento. Os pontos de acesso autorizados e os identificadores foram abordados no post #7 Indique os relacionamentos entre a obra, a expressão, a manifestação e o item. Os designadores de relacionamento são encontrados no apêndice J.

Os relacionamentos registrados nessa seção podem ser derivativos, descritivos, todo-parte, de acompanhamento, sequencial e de equivalência. Esses relacionamentos estão organizados na seção 8 e no apêndice J de acordo com as entidades relacionadas:

Obras relacionadas (capítulo 25) – utilizado para indicar que uma obra: está baseada em outra obra; é uma adaptação cinematográfica, televisiva, etc. de outra; é uma síntese de outra; está contida em outra; é analisada, criticada, resenhada, etc. em outra; é continuação de outra; etc.

Expressões relacionadas (capítulo 26) – utilizado para indicar que uma expressão: está baseada em outra expressão; é uma adaptação de outra; é uma tradução de outra; etc.

Manifestações relacionadas (capítulo 27) – utilizado para indicar que uma manifestação: está também publicada em outro suporte; contém outra manifestação; está publicada com outra; etc.

Itens relacionados (capítulo 28) – utilizado para indicar que um item: é reprodução de outro item; contém outro; está encadernado com outro; etc.

Referências

Brenndorfer, Thomas. RDA in 10 easy steps (for cataloguing a book). [S.l.]: RDACAKE, 2011.

Fabrício Assumpção

Bibliotecário na BU/UFSC. Bacharel em Biblioteconomia, mestre e doutor em Ciência da Informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.